Funfun

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Os Òrìsà Funfun

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São divindades que tem como rito comum o uso de elementos e oferendas de cor branca ou derivada, e tabus alimentares ou outros, por vezes também semelhantes. Quando não, são também assim chamados por fazerem parte do processo da criação – que são os casos, principalmente, de Odùduwà e Òrúnmìlà.

Imagens sacras de Òbàtálá e Yemowo, sua única esposa, no templo de Ìdèta-Ilé em Ilé-Ifè, no bairro de Itapa, anteriormente era no bairro de Ìdèta.

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Os òsà funfun, também são aqueles que vieram com Òbàtálá, seu líder, para àiyé, ou posteriormente, aderiram ao grupo ou a ele. Praticamente são considerados como um clã ou sua “própria família”. Òbàtálá se tornou o mais conhecido e reverenciado de todos os òrìsà, por toda terra dos yorùbá e por extensão em todo o mundo.

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Alguns dos Òrìsà Funfun* :

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  1. Òrìsàála, Òrìsà-nla, Òsàla, ou Òbàtálá : O primeiro òrìsà a ser criado por Olódùmarè.

  2. Òrìsàteko ou Eteko Oba Dùgbè: Um grande guerreiro associado a Òbàtálá nas longas disputas de liderança com Odùduwà. Como seu principal templo é em Ìjúgbè, é também conhecido por òrìsà Ìjùgbè. Este òrìsà também esta relacionado com a agricultura, dizem que foi o primeiro a cultivar o inhame.

  3. Òrìsà Akiré : Um guerreiro poderoso e rico e que tinha muitos escravos, tudo oriundo de espólios de suas conquistas. Seus principais templos são em Ìlàré e em Arùbídì. Dizem uns que Òrìsàkiré é um òrìsà da paz, da produtividade e da opulência.

  4. Òrìsà Aláse ou Olúorogbo : “Aquele que possui o infinito saber”, quem ensinou ao Homem a se comunicar com símbolos e/ou marcas. Dizem que foi ele quem resolveu parte da longa e eterna disputa entre Òbàtálá e Odùduwà.

  5. Òrìsàjiyán ou Ògiyán : também Ewúléèjìgbò na cidade de Èjìgbò.

  6. Òrìsàlufan ou Olufan : também Òsàlufan na cidade de Ifan.

  7. Òrìsà Oko : òrìsà da agricultura. Da cidade de Ìràwò.

  8. Òrìsà Òkè : òrìsà das colinas e dos montes.

  9. Òrìsàròwu ou Òrìsà Lòwu : Na cidade de Owu.

  10. Òrìsà Ajagemo : Na cidade de Ede.

  11. Òrìsà Olúwofín : Na cidade de Iwofin.

  12. Òrìsà Pópó : Na cidade de Ògbómòsó.

  13. Òrìsà Eguin : Na cidade de Owú.

  14. Òrìsà Jayé : Na cidade de Ijàyé.

  15. Òrìsàko : Na cidade de Oko.

  16. Òrìsà Olóbà : Na cidade de Òbá.

  17. Òrìsà Obaníjìta : …………….

  18. Òrìsà Alajere : ………………..

  19. Òrìsà Olójó : …………………..

  20. Òrìsà Oníkì : ………………….

  21. Òrìsà Onírinjà : ……………..

  22. Òrìsà Àrówú : ………………..


 * O rito e o culto dos òrìsà funfun, são tão semelhantes ou quase idênticos, que em vários casos é difícil distinguir se trata-se de divindades distintas ou são “qualidades” de Òbàtálá, ou ainda, somente de nomes diferentes do mesmo Òbàtálá. Pode, por estes ou outros inúmeros fatores, que levaram-o a ser o mais conhecido òrìsà do panteão, obviamente, sem se esquecer da sua real importância na gênesis yorùbá.


O Onílù, o tocador de tambor, quando é especialista no tipo ìgbìn, são chamados de Alùgbìn, que é o caso no templo Ìdèta-Ilè de Òbàtálá, em Ilé-Ifè.

O ìgbìn é o nome do tambor de Òbàtálá e do seu ritmo preferido de dança.

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– Anexos –

Aré

Òrànmíyàn

Adé

Oba Omo

Àgbà

Funfun

Esposas

Arte

 

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