Esposas de Odùduwà

.

– As Esposas de Odùduwà –

“O artefato pode por hipótese, ser o da cabeça de uma Óònì feminina” (cf. in legenda : pg.95), ou ainda, esposa de algum Óònìde Ifè, note que o adé não esta completo, falta justamente o aré.


Algumas das Esposas de Odùduwà :

.

  1. Olóòkun Seniade : Ìyá Òkun, a dona, Mãe e Rainha do Mar, a primeira e a favorita de Odùduwà. A senhora da prosperidade, fartura e riqueza como o proprio mar, a mãe de Ògún e Ìsèdélè.

  2. Osààrá : “aquela que foi abençoada com muitos filhos”, é cultuada no santuário de Olóòkun e sua festa anual chama-se Àgbon.

  3. Omìtótó-Òsé : uma das favoritas, mãe de Ajíbogun, que veio a ser o Owá Obòkun, que fundou as cidades de Ìbòkun e Ilésà. Alguns dizem, que ela (Omìtótó) adotou ou foi mãe de Obàloràn, natural de Ìloràn, que foi chefe de Ilódè, cidade natal de sua mãe. Outros ainda dizem, que ele foi filho de Sàpàrákùnní, então donzela de rara beleza que vivia com sua irmã Omìtótó, e que Odùduwà visitava esta casa com muita frequência, onde teve noites de intenso amor. Com isso, conheceu e apaixonou-se por Omìtótó, com quem, depois, se casou.

  4. Ojùmmu-Yàndà : à que fez esforços sucessivos para conter e mediar às longas disputas entre Odùduwà e Obàtálá.

  5. Lakanje : também conhecida como Aníhunka, a mais bela e sensual das esposas, a mãe de Òrànmíyàn.

  6. Omonide : que teve vários filhos com Odùduwà, entre eles, alguns que se tornaram Oba, como o Alákétu e o Aláké. Dizem também, que ela ou um dos seus descendentes foi quem fundou a cidade de Abéòkuta.

  7. Ogunfunminire : dizem que foi mãe de muitos filhos de Odùduwà e foi quem fundou a cidade de Lagos.

  8. Yèyémòólú : foi a mais velha (em idade) de todas as esposas, tinha a responsabilidade de supervisionar toda à alimentação servida a seu esposo. Dizem, que se transformou em um poço de água potável, e extremamente saudável. Por esse e outros motivos, todos os Óònì que reinaram e reinarão em Ifè, sem “casam” primeiramente com “ela” antes de morarem definitivamente no palácio como Óònì, onde até hoje existe o poço que Yèyémòólú se transformou e onde é reverenciada.

  9. Àtìbà : para uns ela não teve filhos, para outros foi a mãe dos Oba Osemofarawe e Ebumàwe que foi o fundador da cidade de Àgó-Ìwòyè. Foi uma das esposas que mais idade tinha, e se transformou numa pequena peça de granito, hoje na entrada do Museu de Ifè.

  10. Ogido : ……………. sem dados.


.

.

– Anexos –

Aré

Òrànmíyàn

Adé

Oba Omo

Àgbà

Funfun

Esposas

Arte

 


.

.

Anúncios