Àgbà

.

Os Àgbàgbà

.

Os “dezesseis” àgbà (anciões) que vieram com Odùduwà para criar o Àiyé, que por este motivo se tornou Olófin Odùduwà, o Àjàlàiyé.

Máscara de cobre, que dizem representar o segundo Óòni Ilé-Ifè, o Oba Obàlùfan Ògbógbódirin, filho de Odùduwà, alguns dizem que foi o primeiro Oba a ser realmente coroado e o “primeiro a usar” a então tradicional coroa, o Adé Aré.


“Os Dezesseis Àgbà”

1. Òrúnmìlà ou Àgbónmìrégún : “Senhor do Oráculo”,  foi o primeiro companheiro e o chefe conselheiro de Odùduwà, um “primeiro ministro”, orientando sobre tudo e à todos, inclusive em assuntos governamentais de Ilé-Ifè.

2. Obàtálá : também chamado de Òrìsànlá : considerado o primeiro e principal artesão, por modelar os corpos dos seres humano, é aclamado como Alámòrere, “Senhor da boa argila”, por extensão, o patrono dos artistas, principalmente dos escultores.

3. Olúorogbo ou Òrìsà Aláse : foi o terceiro àgbà em importância depois de Odùduwà, aquele que foi o “Salvador do Mundo”, que fez chover numa grande seca, pois foi o chefe mensageiro entre o Oba Orún e o Oba Àiyé, ou seja entre Olódùmarè e Odùduwà.

4. Obamèri : também chamado de Alapa-Aharemadà : foi o seu “general”.

5. Orèlúéré ou Orè (Oré) : Olóde Orè, o chefe dos caçadores e guardião das tradições e da moral. Para uns, após Odudùwà ter criado o mundo, o primeiro a pisar na terra e depois explorá-la, foi Olóde Orè, antes de qualquer um, como manda a tradição era uma das funções dos caçadores, por isto é também aclamado como Onílè, “Senhor da terra”. Dizem que mais tarde, ele se tornou um dos companheiros de Òbàtálá.

6. Obasìn ou Èsù Obasin : Era quem controlava os intempéries da natureza, e mais tarde, tornou-se o principal assistente de Òrúnmìlà.

7. Obàgèdè ou Obàgîdî : foi o chefe mensageiro de Obamèrì.

8. Ògún : foi o chefe dos guerreiros.

9. Obamakin : sem dados ………………………

10. Obawinni Oreluko : também chamado de Oro-Apasa, que mais tarde tornou-se um dos companheiros de Òbàtálá, foi ele quem fez de Òbàtálá o primeiro Oba dos Ìgbò, quando da retirada de Ilé-Ifè, imposta por Obamèri. Depois que Òbàtálá se foi, ele os liderou, e assim, tornou-se o segundo Oba Ìgbò.

11. Aje Sàlugá : “Senhor da Riqueza”, foi o “financeiro” de Odùduwà. Outras fontes dizem que foi uma filha de Olóòkun com Odùduwà. É interessante notar, que como divindade masculino, seu símbolo seja uma grande concha marinha, que estranhamente é também um dos símbolos de Olóòkun. Carece de mais detalhes, porém, muitos dizem, ser uma divindade feminina.

12. Èrìsilè: sem dados ……………………..

13. Élésìje: Foi um ervanário, que iniciou a pratica da medicina tradicional.

14. Olósé : sem dados ……………………..

15. Alajó : : sem dados ……………………..

16. Èsìdálè : que cuida daqueles que morrem tragicamente, como mulheres que morrem ao dar à luz, inclusive os suicidas.

Outros, incluem na comitiva :

Olóòkun : A primeira e favorita esposa de Odùduwà. A Deusa do Mar.

Òrìsàtéko Ìjùgbè ou Obaresé : um grande guerreiro e companheiro intimo de Obàtálá.

Yemowo : que foi a única esposa de Obàtálá.

Outros ainda, todavia, não consideram Obàtálá como um dos dezesseis primeiros àgbà, dizem que chegou somente após essa primeira comitiva, porém, antes da segunda vinda de Odùduwà.

Uns dos seus partidários, dos “dezesseis”, foram Orèlúéré e Obawinni.


.

.

– Anexos –

Aré

Òrànmíyàn

Adé

Oba Omo

Àgbà

Funfun

Esposas

Arte

 


.

.

Anúncios