Òrìsàísmo:
Um Novo Conceito de Identidade Religiosa Globalizada[1]
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Aulo Barretti Filho[2].
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Resumo Introdutório
Este texto visa a apresentar ao atual mundo yorùbá globalizado um novo conceito teológico para a religião dos òrìsà: o òrìsàísmo.
A religião tradicional yorùbá, assim como todas as religiões dela descendentes na diáspora, não se enquadra nos atuais conceitos teológicos importados e impostos pelos colonizadores e/ou pesquisadores estrangeiros. Estes, por sua vez, não são cuidadosos com os conceitos tradicionais, principalmente os escritores yorùbá aculturados e não tradicionalistas quanto à religião.
É urgente a necessidade de um novo conceito cujo fundamento apresente um entendimento que busca ser “tradicional”, porém atual sobre Olódùmarè, o Criador Supremo e os òrìsà.
Essa nova identidade cultural religiosa é necessária a todos os seguidores e fiéis da agora globalizada e sempre milenar religião dos òrìsà.
Tags: religião, Olódùmarè, òrìsà, òrìsàísmo e òrìsàístas.
[1] Temática proposta: Identidade Cultural e Globalização, para uma comunicação no 10º Congresso Internacional dos Òrìsà (Òrìsàworld) na Universidade Obáfêmi Awólôwo em Ilé-Ifè na Nigéria de 24 a 28 de junho de 2013. Assim a comunicação apresentada deverá ser publicada nos anais do Congresso como “Òrìsàísmo: Um Novo Conceito de Identidade Religiosa Globalizada” aqui apresentada. Em forma de comunicação foi também apresentada em novembro, no XIV Alaiandê Xirê 2013 SP.
[2] Escritor, pesquisador e professor da religião tradicional yorùbá e da afro-brasileira. Bàbálórìsà do candomblé Kétu (Bahia) reafricanizado Ilé Àse Ode Kitálesi (em São Paulo, Brasil) e Asojú Oba Alákétu (em Kétu no Benin). Odontólogo e presidente da Funaculty – “Fundação de Apoio ao Culto e Tradição Yorùbá no Brasil.” Mais detalhes em http://pt.wikipedia.org/wiki/Aulo_Barretti_Filho.
Òrìsàísmo:
Um Novo Conceito de Identidade Religiosa Globalizada
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