Oferenda ao Orí, Borí

.

Oferenda ao Orí, Borí, um Rito de Comunhão.  

(ler texto completo em pdf)

[1]

Aulo Barretti Filho

[2]

Nosso tema obrigatoriamente abrange (parcialmente) o conceito de noção de pessoa Yorùbá, grupo étnico que hoje, se concentra na Nigéria, e em menor parte no atual Benim (antigo Daomê), e poucos em Gana e no Togo, todos na África Negra.

Este texto se baseia em estudos bibliográficos, somadas a nosso exercício como pesquisador, escritor e professor dessa religião, mas principalmente como religioso, sobretudo, aos nossos trinta e oitos de iniciação e aos (trinta) anos de sacerdócio. (2012)

Nos Candomblés ditos de nação Kétu de origem étnica Yorùbá, os conceitos filosóficos de vida e morte, não podem ser compreendidas se não entendermos alguns conceitos teológicos desta cultura, principalmente dois princípios religiosos fundamentais: o do complexo òrun-àiyé e de enìkejì.

Os slides e textos aqui apresentados fazem parte do audiovisual de conferências sobre o tema anunciado, e também dos nossos cursos regulares e palestras.

[1] Original em: Revista Ébano: Ano IV n.º 21, p.4, São Paulo, 1984. Novamente, esse artigo foi reeditado, ampliado, revisado e adaptado para internet, agora, em outubro de 2010, para o nosso site.

[2] Pesquisador, escritor e professor da religião tradicional Yorùbá e da afrodescendente. Bàbálórìsà do candomblé Ilé Àse Ode Kitálesi (em São Paulo, Brasil) e Asojú Oba Alákétu (em Kétu, no Benim).

.

Um dos tipos de Ilé-orí, assentamento de Orí, que representa o orí-òrun total, a casa da cabeça do òrun.

Ilé-orí ou Igbá-orí, são assentamento do òrìsà Orí nas terras yorùbá como também nas diásporas.

Mais um dos tipos de assentamento do òrìsà Orí. Onde vemos o continente aberto em suas partes: a externa (a maior) com base e tampa e a interior (a menor) a esquerda na foto, e alguns elementos sacros no interior da base do Orí.

Vários tipos de kòlòbó ou ìborí que compõem o assentamento interior do Orí, que representa o orí-inú òrun.

Lamina 107 - Conferência: “A Imortalidade Yorùbá”. Barretti, 2011/12.

Um dos tipos mais tradicionais de Ilé-orí, onde vemos parte dos elementos que o compõem abertos. Notem os importantes formatos cônicos do igbá-orí, propriamente dito, e do ìborí. Os cauris (búzios) externos da base são de extrema importância simbólica e sociorreligioso.

Ilé-orí completo e fechado representa o orí-òrun total, a cabeça do òrun em si. Separados, o igbáorí representa o orí-òde òrun e o kòlòbó ou ìborí seu orí-inú òrun.

Orí e a Imortalidade

Leia o texto completo em:

Oferenda ao Orí, Borí, um Rito de Comunhão (em pdf)

Anúncios