Orí e a Imortalidade

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Orí e a Imortalidade

Aulo Barretti Filho, In: Imortalidade Yorùbá – Nascimento e Morte na Religião dos Òrìsà.

 Os slides e textos aqui apresentados fazem parte do audiovisual dessa e de outras conferências sobre o tema anunciado, e também dos nossos cursos regulares e palestras.

Nestas paginas ainda veremos antigos artigos revisados, atualizados e ampliados para a internet.

Para melhor ilustrar segue o programa de uma das conferências.

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Programação 

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10h00 às 11h30 – Grupos Étnicos / Anatomia religiosa do Orí e sua funções / O Òsù.

12h00 às 13h30 – Olódùmarè e o complexo Òrun-Àiyé / Noções do sagrado Oráculo de Ifá.

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14h40 às 16h10 – O Nascer: Àjàlámòpín e os ìpín / O Enìkejì / Ìwàpèlé e o Igbá-Orí.

16h40 às 18h10 – O Morrer: Ìrànà / Àsèsè / Imortalidade / Égún e o Egúngún.

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Introdução ao tema

Os conceitos filosóficos e religiosos de vida, morte e imortalidade, não podem ser compreendidos, se não entendermos alguns conceitos teológicos desta cultura, principalmente de dois princípios fundamentais, o do complexo òrun-àiyé e de enìkejì. Refletiremos ainda sobre outros importantes temas que se interligam e esclarecem a noção de pessoa e o caminhar do homem yorùbá, como, entre outros, os conceitos imprescindíveis de iyè, ìpín, àtúnwá e àtúnbí

Orí

Lamina 7 - Conferência: “A Imortalidade Yorùbá”. Barretti, 2011/12.

O Ori

Lamina 13 - Conferência: “A Imortalidade Yorùbá”. Barretti, 2011/12.

Orí = Cabeça: Crânio e Cérebro 

Agbárí é a calota craniana. 

Orí-òde e Orí-inú

O Orí Òde é também chamado de igbá-orí

O complexo Orí Inú que contêm os Iyè, as memórias

Iyè Èmí e Iyè Àpò

O Intangível: os Iyè, as memórias

O propósito do corpo humano é criar condições para que o Orí Inú realize seus desígnios.

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Oferenda ao Orí, Borí