.
Orí e a Imortalidade
Aulo Barretti Filho, In: Imortalidade Yorùbá – Nascimento e Morte na Religião dos Òrìsà.
Os slides e textos aqui apresentados fazem parte do audiovisual dessa e de outras conferências sobre o tema anunciado, e também dos nossos cursos regulares e palestras.
Nestas paginas ainda veremos antigos artigos revisados, atualizados e ampliados para a internet.
Para melhor ilustrar segue o programa de uma das conferências.
.
Programação
[Ver em pdf]
.
10h00 às 11h30 – Grupos Étnicos / Anatomia religiosa do Orí e sua funções / O Òsù.
12h00 às 13h30 – Olódùmarè e o complexo Òrun-Àiyé / Noções do sagrado Oráculo de Ifá.
.
14h40 às 16h10 – O Nascer: Àjàlámòpín e os ìpín / O Enìkejì / Ìwàpèlé e o Igbá-Orí.
16h40 às 18h10 – O Morrer: Ìrànà / Àsèsè / Imortalidade / Égún e o Egúngún.
.
.
Introdução ao tema
Os conceitos filosóficos e religiosos de vida, morte e imortalidade, não podem ser compreendidos, se não entendermos alguns conceitos teológicos desta cultura, principalmente de dois princípios fundamentais, o do complexo òrun-àiyé e de enìkejì. Refletiremos ainda sobre outros importantes temas que se interligam e esclarecem a noção de pessoa e o caminhar do homem yorùbá, como, entre outros, os conceitos imprescindíveis de iyè, ìpín, àtúnwá e àtúnbí.
Orí
O Ori
Orí = Cabeça: Crânio e Cérebro
Agbárí é a calota craniana.
Orí-òde e Orí-inú
O Orí Òde é também chamado de igbá-orí
O complexo Orí Inú que contêm os Iyè, as memórias
Iyè Èmí e Iyè Àpò
O Intangível: os Iyè, as memórias
O propósito do corpo humano é criar condições para que o Orí Inú realize seus desígnios.
.
Oferenda ao Orí, Borí